© 2019 - Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

TEMAS

 

Enquadrado no tema geral “Jogos e Tecnologias Digitais”, o I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação – GEP-TDE, pertencente aos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado Interdisciplinar) e Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, estimula a apresentação de trabalhos originais dentro dos seguintes tópicos:

 

A. Perspectivas teóricas sobre a utilização das tecnologias para fins educativos

  1. Novas perspectivas teóricas sobre o ensino, a formação e a aprendizagem

  2. Cenários prospectivos de integração das TIC na Educação e na Formação

  3. Programas educativos com TIC: perspectivas nacionais e internacionais

 

B. Projetos e práticas de integração curricular das tecnologias

  1. Experiências com TIC e novas abordagens ao currículo

  2. Desenvolvimento de recursos educativos digitais

  3. TIC e novas metodologias de avaliação

  4. TIC e aprendizagem ao longo da vida

 

C. Ambientes virtuais de aprendizagem e habitats digitais

  1. Tecnologias Móveis e possibilidades pedagógicas

  2. Redes sociais e comunidades online

  3. Comunicação e colaboração em ambientes virtuais

  4. E-portfólios e ambientes pessoais de aprendizagem (PLEs)

  5. Serious Games e multi-user virtual games

  6. Robótica educativa

  7. 3D virtual worlds, simuladores e outras aplicações multimídia

 

D. Competências e desenvolvimento profissional de professores, educadores e outros profissionais

  1. Literacia digital e novas competências profissionais

  2. Novas abordagens e novas estratégias de formação

  3. Web 2.0 e o desafio da qualificação docente

 

E.  Recursos Digitais na Educação

1. Aplicativos, Softwares e Recursos na sala de aula

2. Livros Digitais na Educação

3. Metodologias e recursos digitais na Educação

 

F. Metodologias de Ensino com Uso de Tecnologias Digitais

G. Educação Especial/Inclusiva com Uso de Tecnologias

1. TIC, inclusão e necessidades educativas especiais

H. Educação a Distância, E-learning e aplicações educativas emergentes

  1. Tecnologias e plataformas de apoio ao ensino e à aprendizagem

  2. Sistemas e estratégias de e-tutoria

  3. Tecnologias móveis e mobile learning

  4. Formação a distância

  5. e/b-learning no ensino superior