© 2019 - Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação

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Dia 26/07/2019 (Sexta-Feira)

09:00 - 12:00 hrs

Minicurso 17: ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA PÓS-GRADUAÇÃO

Ministrantes: Donny Wallesson dos Santos (Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Mestrando em Cultura e Sociedade) e Maurício José Morais Costa (Bibliotecário e Mestrando em Cultura e Sociedade). Prédio do Paulo Freire  - UFMA - Sala 110 - Norte

Ministrante

08:00hrs - 12:00 hrs

Comunicações Orais - Local: Auditório A – José Ribamar Caldeira - CCH - UFMA

Mediador: Me. Jean Carlos da Silva Monteiro  - 08h – 10h

  1. JOGOS DIGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA POTENCIALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM

  2. VIDEOGAMES, ECONOMY AND EDUCATION

  3. AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM FOCO NO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO UMA REALIDADE DO PARFOR/UFMA

  4. OS IMPACTOS DAS TIC NA ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES

  5. AVALIAÇÃO DE SOFTWARE NA EDUCAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES E IMPRESSÕES NO USO DA INTERNET EM AMBIENTES EDUCACIONAIS

  6. O USO DO WHATSAPP NA APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL (PLA): AFFORDANCES E APRIMORAMENTOS DAS HABILIDADES ORAIS

  7. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO CONTEXTO DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

  8. KINECT PERSPECTIVA PSICOMOTOR: INTERAGINDO COM ATIVIDADES  ESCOLARES

  9. A RELEVÂNCIA DA MOBILE LEARNING NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO E APRIMORAMENTO DE SEGUNDA LÍNGUA

  10. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS E OS PROCESSOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA

  11. O USO DO CELULAR NA SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

  12. ENSINO DA COMPUTAÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS: OPORTUNIZANDO A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) VERDE EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CAPITÃO POÇO -PA

  13. AS TICS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA COMO METODOLOGIA

  14. APLICATIVO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA APA AMBIENTAL DO ITAPIRACÓ

  15. O USO DO SOFTWARE LIVRE QGIS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA ESCOLA INDÍGENA TATAKTI KYIKATEJÊ – ALDEIA GAVIÃO

  16. A PLATAFORMA KHAN ACADEMY COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE SALA DE AULA

  17. O USO DO APLICATIVO WHATSAPP NA INTERAÇÃO ENTRE OS DISCENTES SURDOS E OUVINTES

Comunicações Orais - Local: Auditório B – Mário Meireles - CCH - UFMA

Mediadora: Ma. Alidia Clicia Silva Sodré - 08h – 10h

  1. PORTAIS DE WEBQUESTS: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

  2. O USO DO PLICKERS NA DISCIPLINA DE POLÍTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS SÃO LUÍS – MONTE CASTELO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  3. GAMIFICAÇÃO EM BIBLIOTECAS: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DAS ESTRATÉGIAS GAMIFICADAS EM BIBLIOTECAS ESCOLARES

  4. CONECTIVISMO: REDES E CONEXÕES POSSÍVEIS À APRENDIZAGEM

  5. JOGOS JORNALÍSTICOS: OS NEWSGAMES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

  6. A INCLUSÃO EDUCACIONAL DO IDOSO ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

  7. O USO DO KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO TECNOLÓGICO PARA ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL II

  8. PRODUÇÃO DE APLICATIVO PARA O ENSINO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS: DE CONSUMIDORES A PRODUTORES DE INFORMAÇÕES

  9. O USO DO SMARTPHONE COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE GEOMETRIA

  10. O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E UNIVERSIDADE: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROPORCIONANDO AUTONOMIA DIGITAL

  11. O JOGO THE SIMS 4 COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA AQUISIÇÃO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA

  12. A EVOLUÇÃO TECNO-PEDAGÓGICA NA EAD NO BRASIL: DA CORRESPONDÊNCIA AOS MUNDOS VIRTUAIS  3D

  13. O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  14. TECNOLOGIAS NO ENSINO JURÍDICO: UMA AVALIAÇÃO SOBRE O PJE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA

  15. EDUCAÇÃO VIRTUAL E MARKETING DIGITAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PERFIL “EFEITO ORNA”, NO INSTAGRAM.

  16. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A SALA DE AULA INVERTIDA COMO CAMINHO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS

  17. A IMPORTÂNCIA DA EMPATIA E SUA PROMOÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS VIRTUAIS

Comunicações Orais - Local: Sala de Aula 1 do PGCULT - CCH - UFMA

Mediadora:  Mestranda Maira Carla Moreira Aragão - 08h – 10h

  1. PERSPECTIVAS SOBRE TECNOLOGIAS UTILIZADAS NA PRÁTICA FORMATIVA

  2. PRODUÇÃO E CORREÇÃO AUTOMÁTICA DE SIMULADOS DA PROVA BRASIL COM O VISUAL CLASS FX NE E O VISUAL CLASS NET SERVER

  3. TECNOLOGIAS DO CINEMA COMO BASE PARA O PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  4. GÊNEROS DIGITAIS E EDUCAÇÃO: PROPOSTAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

  5. INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: O QUE SIGNIFICA FAZER ALGO INOVADOR

  6. TECNOLOGIAS DIGITAIS E GÊNEROS TEXTUAIS COMO MEDIADORES DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM

  7. KAHOOT UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DA COMPUTAÇÃO: UTILIZANDO A GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

  8. USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM

  9. EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA

  10. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: DEMOCRATIZAÇÃO, FLEXIBILIDADE E INTERAÇÃO

  11. UM AMBIENTE GAMIFICADO PARA ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES BASEADO EM NUVEM

  12. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DO QUILOMBO SACO DAS ALMAS EM BREJO - MA

  13.  DESAFIOS E PERSPECTIVAS: ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO

  14. MÍDIA E EDUCAÇÃO: O USO DO VÍDEO NO ENSINO SUPERIOR COMO AUXÍLIO A APRENDIZAGEM

  15. “ENXERGANDO” LONGE A PARTIR DAS RECOMENDAÇÕES DO W3C: POSSIBILIDADES ACESSÍVEIS PARA PESSOAS COM BAIXA VISÃO NA WEB

  16. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  17. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA AVALIAÇÃO DE PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: EXPERIÊNCIA COM APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA

 

Comunicações Orais - Local: Sala de Aula 2 do PGCULT - CCH - UFMA

Mediadora: Ma. Débora Suzane Mendes - 08h – 10h

  1. O CONTEXTO HISTÓRICO: O PAPEL E O CONTRASTE DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.

  2. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E RECURSOS DE ACESSIBILIDADES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA AÇÃO INCLUSIVA NO CENTRO URBANO DE SÃO LUÍS-MA

  3. OS DESAFIOS PARA A ELABORAÇÃO DO TCC EM UMA ESPECIALIZAÇÃO SEMIPRESENCIAL

  4. APRENDIZAGEM DA PRONÚNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MEDIADA POR APLICATIVOS DIGITAIS

  5. TECNOLOGIAS DIGITAIS E JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE UM APLICATIVO DE JOGO ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE POTÊNCIAS.

  6. REDES SOCIAIS VIRTUAIS: PERCEPÇÃO, FINALIDADE E A INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO DOS ACADÊMICOS

  7. A TECNOLOGIA ASSISTIVA APLICADA AO PROCESSO DA INCLUSÃO DOS DISCENTES COM DEFICIENTE VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA NO IFMA CAMPUS PINHEIRO

  8. O JOGO QUICK, DRAW COMO FERRAMENTA AUXILIADORA PARA DISCENTES E ENTUSIASTAS DA INFORMÁTICA.

  9. ESTRATÉGIA CRIATIVA E INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DO APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS

  10. O ENSINO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÃO SOBRE RECONHECIMENTO IDENTITÁRIO E OS NOVOS INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS AO ENSINO DE FILOSOFIA

  11. TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA A ACESSIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM ATRATIVOS TURÍSTICOS DE SÃO LUÍS

  12. SIMULAÇÃO DE TIPAGEM SANGUÍNEA COM USO DE TDIC: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

  13. A ARTE DIGITAL E FORMAÇÃO DOCENTE: ASSIMETRIAS

  14. TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO DE MÚSICA: REVISÃO DE LITERATURA

  15. TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A RELEVÂNCIA DAS TIC PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

  16. PRODUÇÃO DE VÍDEO: USO DAS TICS E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

Comunicações Orais - Local: Sala de Projeção 1 - CCH - UFMA

Mediador: Me. Bergson Pereira Utta

  1. ECO GAME: UM PROJETO DE JOGO SÉRIO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL BASEADO NA BNCC

  2. BIODIVERSIDADE E CULTURA MARANHENSE: A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO (REA)

  3. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, O CONSTRUTIVISMO E A CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE

  4. ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL MIRITIBOARD NO AUXÍLIO AO ENSINO CONTEXTUALIZADO: PAISAGENS REGIONAIS

  5. POR TRÁS DE UMA TELA: OS PROFESSORES DO SÉCULO XXI E SUAS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS

  6. MULTILETRAMENTOS: A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM DOS GAMES NO ENSINO DE LÍNGUAS

  7.  A FORMAÇÃO DOCENTE IMERSAS NAS NOVAS TECNOLOGIAS: UM NOVO OLHAR PARA O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  8. A USABILIDADE DO APLICATIVO 3D BONES AND ORGANS (ANATOMY) COMO AUXÍLIO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE ANATOMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE ANA NERI EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  9. UTILIZANDO ANÁLISE QUALITATIVA PARA INTERPRETAR OS RESULTADOS QUANTITATIVOS DECORRENTES DA AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA - SIGAA

  10. O CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS COMO ESPAÇO EDUCATIVO E DE DIVERSIDADE CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES DA CARTOGRAFIA DIGITAL MEDIADA PELO APLICATIVO GOOGLE MY MAPS

  11. USO DA MÍDIA IMPRESSA PARA SE TRABALHAR SUSTENTABILIDADE NO ENSINO MÉDIO

  12. KAHOOT COMO ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O CONTEÚDO MICRORGANISMOS COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE ZONA RURAL

  13. USO DO WHATSAPP NA COMUNICAÇÃO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA: UM INSTRUMENTO PARA GESTÃO DEMOCRÁTICA

  14. O USO DA GEOTECNOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO A EDUCAÇÃO INDÍGENA

  15. A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA: REALIDADE AUMENTADA COMO EXPERIÊNCIA DIDÁTICA      

 

Apresentação de Comunicações Orais - Local – SNT 01 – Térreo - CCH

Mediadora: Dra. Francimary Macedo Martins - 08h as 10:30h

 

  1. JOGOS DIGITAIS: UM UNIVERSO A SER EXPLORADO

  2. JOGOS DIGITAIS COMO MECANISMOS DE INTERAÇÃO NOS MUSEUS VIRTUAIS

  3. AS CONTRIBUIÇÕES DAS TIC PARA O ENSINO DE ARTE E FILOSOFIA: RESULTADOS DE EXPERIÊNCIAS

  4. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: O PROFESSOR EM MEIO ÀS ATUAIS POLÍTICAS INCLUSIVAS

  5. REDES SOCIAIS NA ESCOLA: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DE POSTAGENS DO INSTAGRAM COM FOCO NO ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS NO ENSINO MÉDIO

  6. REVISTA CIÊNCIA HOJE ONLINE: POSSIBILIDADES AO ENSINO DE QUÍMICA

  7. A INFORMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA: LINUX E AS SALAS INFORMATIZADAS

  8. GOOGLE LOON: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O FORNECIMENTO GRATUITO DE INTERNET PARA ÁREAS REMOTAS

  9. DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA TÉRMICA PARA APRIMORAMENTO DAS PRATICAS DE ENSINO APRENDIZAGEM EM TURMAS DO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA DO IFMA-CAMPUS IMPERATRIZ

  10. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:  UMA ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NOS PPCS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS OFERTADOS PELO SISTEMA UAB NA REGIÃO NORDESTE

  11. A CONTRIBUIÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL SUSTENTAVEL DO MARANHÃO

  12. A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCLUSÃO E O PAPEL DO(A) PROFESSOR (A) NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

  13. O USO DAS TIC’S NO PROCESSO EDUCACIONAL DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  14. O USO DE JOGOS DIGITAIS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  15. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À LEITURA E À ESCRITA NA ESCOLA

16. EXPERIÊNCIA COMO MOBILE LEARNING NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA CARTOGRAFIA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOCENTE.

 

09:00 - 10:00 hrs

Apresentação de Pôster -  Hall Central CCH  - Térreo

  1. TEAM-BASEAD LEARNING COMO METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM

  2. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL

  3. PRÁTICAS COM O GEOGEBRA NUM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  4. ROBÓTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE FÍSICA: ALIANDO O ARDUÍNO AO CÓDIGO MORSE

  5. A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) COMO UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR

  6. O SOFTWARE APROVADO – GERENCIE ESTUDOS UMA ANÁLISE SOBRE UM APLICATIVO DE GERENCIAMENTO DE TEMPO PARA ESTUDANTES

  7. O APLICATIVO WONDERSHARE FILMORA E SUAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ARTE

  8. O GOOGLE EARTH E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO IFMA- CAMPUS PORTO FRANCO

  9. A EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS EM UM CURSO DE MEDICINA DO NORDESTE BRASILEIRO

  10. FÓRUM DE DISCUSSÃO COM BASE NA SEQUÊNCIA FEDATHI

  11.  DO STORIES PARA A SALA DE AULA: O INSTAGRAM COMO MEIO DE CONHECIMENTO DAS PERCEPÇÕES SOBRE O ALCOOLISMO

  12. DESAFIOS DOCENTES NA INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) NO ENSINO BÁSICO

  13. A EXPERIÊNCIA DO USO DO PORTFÓLIO REFLEXIVO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SAÚDE

  14. AS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NO ESPAÇO ESCOLAR SUBSIDIADAS PELAS TICS

  15. "ENSINANDO A HISTÓRIA DA FEB ATRAVÉS DE JOGOS."

  16. SOFTWARE AVD: UM RELATO DE EXPERÊNCIA DE UMA ALUNA COM DEFICÊNCIA INTELECTUAL

  17. USO DO DOCUMENTÁRIO EM TEMPOS DE MÍDIAS SOCIAIS PARA SENSIBILIZAR JOVENS ACERCA DA QUESTÃO AMBIENTAL

  18. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) E OS DESAFIOS PARA A ELABORAÇÃO DO TCC EM UMA ESPECIALIZAÇÃO SEMIPRESENCIAL

  19. EDUCAÇÃO ESPECIAL X EDUCAÇÃO INCLUSIVA: COMO AS TIC’S PODEM AJUDAR NA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADE EDUCATIVA ESPECIAL

  20. TRADUTOR DE BRAILLE PARA EDUCAÇÃO DE ALUNOS CEGOS UTILIZANDO ARDUINO E CNC

11:00 - 12:00 hrs

Apresentação de Pôster -  Hall Central CCH  - Térreo

  1. LUZ, CÂMERA, AÇÃO: ENSINO DE ARTE ATRAVÉS DO APLICATIVO IMOVIE 2.2.5

  2. O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  3. PENSAR.COM O LÚDICO: DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO

  4. UM REPENSAR ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM O ADVENTO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

  5. O APLICATIVO FILMORA GO E A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ARTE COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

  6. OS MUSEUS VIRTUAIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ARTE: UM ESTUDO SOBRE O MUSEU CASA DE PORTINARI

  7. O APLICATIVO LABORATÓRIO DE REAÇÕES E SUAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA QUÍMICA

  8. LIVRO DIGITAL “ARTE NA CAIXA DE PIZZA”: UM RECURSO PARA A ARTE-EDUCAÇÃO

  9. O SMARTPHONE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA E AS MUDANÇAS SOCIOCULTURAIS NA APRENDIZAGEM

  10. USO DAS TICS EM SALA DE AULA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ICATU – MA

  11. GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA DO BRASIL

  12. REFLEXÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE WIKI EM UMA AÇÃO EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE

  13. RECURSO EDUCACIONAL ABERTO SOBRE LANSCHOOL NO YOUTUBE

  14. GOOGLE SALA DE AULA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  15. O USO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA/CAMPUS CASTANHAL

10:30h – 12h

Palestra -  Olho na tela, dedo no ZAP: a formação dos sujeitos em tempo de WhatsApp - Palestrante: Allana Camyle de Melo Lima - UFPA. Local: Auditório B – José Ribamar Caldeira - CCH - UFMA

​Palestra -   Educação 4.0 e Tecnologias Digitais na Educação - Palestrante: Dr. João Batista Bottentuit Junior. Local: Auditório da Reitoria  - CCH - UFMA

 

Palestra: A Robótica na Educação para Estímulo do Pensamento Computacional - Dr. Will Almeida  - UNICEUMA Local: Auditório A - Mário Meireles  - CCH - UFMA

12h -14h

Intervalo de Almoço

 

14:00 - 17:00 hrs

Minicurso 18: Busca e Publicação Científica: onde pesquisar e publicar seu trabalho. Ministrante: Dra. Suênia Mendes - UFMA - Prédio do Paulo Freire  - UFMA - Sala 110 - Norte

14h -15:30h

Palestra: A Língua Portuguesa no Computador: cenários e aplicações - Ministrante: Dra. Francimary Macedo Martins - UFMA  Local Auditório B – José Ribamar Caldeira - CCH - UFMA

​​​14h – 15:30h

Palestra: MOOCs para uma Educação Aberta e Sem Limites - Minitrante Dra. Ilka Serra - UEMANET - UEMA. Local: Auditório da Reitoria - UFMA

 

 

 

17h – 18:30

​Conferência de Encerramento: Dra. Adelina Moura - Portugal -  Tecnologias Móveis e Experiências Pedagógicas. 

Auditório Central da Reitoria

 

Sorteio de Livros

Divulgação dos Artigos Selecionados para a Revista

18:30h

Coquetel de Encerramento Local - Auditório Central da Reitoria UFMA