© 2019 - Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

Dia 25/07/2019 (Quinta-Feira)

08:30h – 10:00 h

Palestra: Práticas Inovadoras na Educação Básica: Top 10 dos Recursos Educativos Digitais! - Dra. Sónia Cruz - Universidade Católica Portuguesa - Portugal.  Auditório Central da Reitoria. Local: Reitoria - Cidade Universitária - UFMA

​​10:30 h -12:00h

Palestra: Streaming de Livros: literatura online para a criança do século XXI. Palestrante: Professora Doutora Cassia Furtado

Local Auditório A – Mário Meireles - CCH - UFMA

10:30 h -12:00h

Palestra: Despertando a Criatividade em Cada Aluno - Antonio Mota Ferro - Apple Distinguished Educator - Local: Auditório B - José Ribamar Caldeira - CCH - UFMA

10:30 h -12:00h

Palestra: O Uso de Aplicativos para Auxiliar no Desenvolvimento de Crianças com Transtorno do Espectro Autista - Ministrante: Dr. Will Ribamar Mendes Almeida - UNICEUMA - Sala 2 PGCult

 

​​Intervalo de Almoço

 

14:00hrs - 16:00hrs

 

Lançamento de Livros - Auditório Central da Reitoria

  • Livro: Ensaios sobre Educação - Autor: Dr. Raimundo Dutra

  • Livro: Escola Navega na Web: que onda é essa? - Autores: Nádia Laguárdia de Lima; Juliana Tassara Berni; Vanina Costa Dias

  • Livro: Letramentos e tecnologias digitais: navegando pela sala de aula da educação básica. Organizadores: José Ribamar Lopes Batista Júnior, Vicente Lima-Neto, Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira, Sergio Vale da Paixão. Editora: Pipa Comunicação 

  • Livro: Laboratório de Multimeios entre Gigas e Megabytes: (Re) Criancdo percursos Formativos- Autora: Antonia Lis de Maria Martins Torres

  • Livo: Professores Inovadores - Autora: Luciana Ferreira Cortes 

14:00hrs - 17:00hrs

​Minicurso 11: Tecnologias móveis para o ensino de idiomas: mapeando possibilidades

Ministrante: Professora Mizraim Nunes Mesquita - Mestranda UFMA - Local: Prédio do Paulo Freire - UFMA - Sala 306 - Norte

14:00hrs - 17:00hrs

Minicurso 12: Escape Room Educativo: aprender colaborando

Ministrante: Professora Dra. Adelina Moura (Portugal) - Prédio do Paulo Freire  - UFMA - Mini Auditório 309 - 310 - SUL

14:00hrs - 17:00hrs

Minicurso 13: Avaliação da Aprendizagem com Jogos: aprendendo a criar quiz interativo no Kahoot

Ministrante: Professor Me. Jean Carlos da Silva Monteiro - Prédio do Paulo Freire  - UFMA - Sala 307 - Norte

14:00hrs - 17:00hrs

Minicurso 14: Gamificação e Lousa Digital: interações e potencialidades

Ministrante: Jailson Antônio Ribeiro Viana (Mestrando em Cultura e Sociedade -UFMA) e Sarah Froes da Silva (Mestrando em Cultura e Sociedade - UFMA)- Prédio do Paulo Freire  - UFMA - Sala 308 - Norte

14:00hrs - 17:00hrs

Minicurso 15:Professora, vai ter jogo na aula? Estratégias para envolver os alunos na aprendizagem através da criação de jogos digitais

Ministrante: Professora Dra. Sónia Cruz (Portugal) - Prédio do Paulo Freire  - UFMA - Sala 309 - Norte

14:00hrs - 17:00hrs

Minicurso 16: Modelagem de aplicativos para Smartphones no App Inventor 2: uma proposta para ensino na área de exatas.

Ministrante: Professor Dr. Renato Dárcio Noleto Silva - IFMA - Prédio do Paulo Freire  - UFMA - Sala 310 - Norte

 

 

16:00hr - 17:00hrs

Palestra: WebQuest: uma maneira inteligente de utilização da internet.

Prof. Dr. João Batista Bottentuit  Júnior

Auditório A - Mário Meireles - CCH/UFMA

 

 

16:30hs as 19:30 hrs

Comunicações Orais - Local:  Sala 102 – Bloco 02 - CCH - UFMA

Mediadora: Ma. Alídia Clícia Silva Sodré

  1. USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO

  2. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE

  3. INTERNET DAS COISAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA

  4. A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) COMO UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR

  5. O USO DO GOOGLE APPS FOR EDUCATION  COMO MEDIADOR DO PROCESSO DE ENSINO NOS CURSOS TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA - PROEJA

  6. DENTRO E FORA DOS JOGOS: REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO.

  7. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

  8. A TELENOVELA BÍBLICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA

  9. TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

  10. O USO DA INTERNET NO APLICATIVO WHATSAPP: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO

  11. ANÁLISE SEMIAUTOMÁTICA DA FLUÊNCIA DE LEITURA

  12. RECONSTRUINDO IDEIAS PRÉVIAS EM EQUILÍBRIO QUÍMICO POR MEIO DA TECNOLOGIA

  13. UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA, PARANÁ

  14. PLATAFORMA SERPENTINA: COMUNICAÇÃO E LITERACIA DIGITAL

  15. A UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  16. INOVAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA: O USO DE FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS

  17. A FANTÁSTICA FÁBRICA DE COSMÉTICOS: UMA APLICAÇÃO MÓVEL COMO ESTRATÉGIA MEDIADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR.

  18. ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DIGITAL: O USO DA REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO DA CULTURA PARAENSE EM LIBRAS

  19. BOLIQUÍMICA: JOGO DIDÁTICO DE DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA BASEADO EM QR CODE.

  20. O USO DO SCRATCHJR PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA

  21. TECNOTEATRAGEM: PASSO A PASSO DO ESTUDO AO PROJETO.

  22. O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: REVISÃO DAS PUBLICAÇÕES NOS ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

  23. O USO DA FERRAMENTA EDUCAPLAY NA ALFABETIZAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA

  24. O USO GOOGLE DOCS NA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  25. UTILIZAÇÃO DE GAMIFICAÇÃO, STEAM E MOBILE LEARNING NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Comunicações Orais - Local: Auditório B – José Ribamar Caldeira - CCH - UFMA

Mediadora: Ma. Adriana de Lima Reis Araújo

  1. UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA GOOGLE SALA DE AULA NO ENSINO BÁSICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  2. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA

  3. A INTERATIVIDADE COMO RECURSO PARA A APRENDIZAGEM

  4. SCRATCH 2.0 PARA PROFESSORES: REMIXAGEM DE PROJETOS INSPIRADORES

  5. ESTUDO SOBRE ESTILOS DE APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

  6. GAMIFICAÇÃO E APRENDIZAGEM ATIVA: KAHOOT COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E ENSINO EM ENFERMAGEM

  7. A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGENS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  8. O APLICATIVO GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU.

  9. EDUCAÇÃO IMERSIVA INCLUSIVA: O USO DO ÁUDIO 3D, COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS

  10. ENSINAR A PROGRAMAR É ENSINAR A PENSAR: VANTAGENS DO ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA O PENSAMENTO DE CRIANÇAS DE SÉRIES INICIAIS

  11. BLOG MINHA QUERIDA SAÚDE: TECNOLOGIA COMO DIVULGAÇÃO DA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

  12. OS JOGOS LÓGICOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

  13. FORMAÇÃO EDUCACIONAL E DEPENDÊNCIA QUÍMICA: UM ESTUDO ACERCA DOS NÍVEIS EDUCACIONAIS E PREVALÊNCIA DE CONSUMO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DOS USUÁRIOS ASSISTIDOS NO CAPS-AD EM UM ESTADO DA AMAZÔNIA LEGAL

  14. O USO DO KAHOOT COMO MÉTODO AVALIATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

  15. BLENDED LEARNING NO ENSINO SUPERIOR DA QUÍMICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP)

  16. USO DA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM  COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATO DE APLICAÇÃO  NA DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO

  17. O USO DA FERRAMENTA TECNOLÓGICA QR CODE NA CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE SAÚDE DA MULHER

  18. TECNOLOGIA E RECURSO PARA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS

  19. DESENVOLVIMENTO DE UM ROBÔ EDUCATIVO DE BAIXO CUSTO PARA USO EM INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS

  20. BLENDED LEARNING NO ENSINO SUPERIOR DA QUÍMICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO APRENDIZAGEM BASEADA EM  PROBLEMA (ABP)

  21. GAMIFICANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA NAS SALAS DO 2º E 4º ANO DA ESCOLA M. BERNARDO SÉRGIO DA CUNHA

  22. O USO DE TECNOLOGIA DE REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APRIMORAMENTO DA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM.

  23. LETRAMENTO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO

  24. TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: FORMAS PARA SER UTILIZADA

  25. OS JOGOS E BRINCADEIRAS LÚDICAS COMO FACILITADORES PARA UMA APREDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Comunicações Orais - Local: Sala de Aula 1 do PGCULT - CCH - UFMA

Mediadora:  Mestranda Rachel Bonfim

  1. UM TEXTO TÃO SINGULAR QUANTO A IMPRESSÃO DIGITAL: CLASSIFICAÇÃO DE AUTORIA COM UM OLHAR PARA O AVASUS

  2. XBOX 360° KINECT NO ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS

  3. USABILIDADE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO INTEGRATIVA

  4. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE BIOLOGIA SOBRE O USO DAS TICS NO ENSINO DOS COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS BAR

  5. JOGOS DE REALIDADE ALTERNATIVA COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

  6. APLICATIVOS MÓVEIS E A MOBILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS INDIVIDUAIS POR APRENDIZES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: O USO DO HELLO TALK

  7. GEOGEBRA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATRIZES

  8. POTENCIALIDADE NO USO DOS APLICATIVOS QR CODE E GOOGLE LENS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

  9. USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA E AS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS

  10. O CELULAR COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO M-LEARNING

  11. MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL E APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS NOVOS MODOS DE APRENDER E ENSINAR

  12. UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS UTILIZANDO COMO METODOLOGIA A LEGENDA PARA SURDOS E ENSUDERCIDOS (LSE)

  13. UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL NO AMBIENTE DE ENSINO

  14. LIVROS DIGITAIS E GERAÇÃO ALPHA: O CONTRIBUTO DO DESIGN DA INFORMAÇÃO PARA A LEITURA E O APRENDIZADO

  15. UMA ANÁLISE SOBRE O DISCURSO DE ÓDIO NA REDE SOCIAL INSTAGRAM

  16. O USO DO CELULAR NA SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

  17. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO SUPORTE PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 NO AEE

  18. O CURRÍCULO E O USO DAS TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS

  19. SÓIS ARTIFICIAIS E SIMULADOR HR

  20. TDICS, LETRAMENTO DIGITAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

  21. DEFINIÇÃO DE MODELAGEM DE SISTEMAS PARA JOGOS SÉRIOS

  22. O LÚDICO ALIADO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS:  POSSIBILIDADES E DESAFIOS

  23. O SARCASMO PEDAGÓGICO: DA SALA DE AULA PARA AS REDES SOCIAIS REFLEXÕES COM A OBRA DE ZUIN

Comunicações Orais - Local: Sala de Aula 2 do PGCULT - CCH - UFMA

Mediador: Me. Ediel Araújo

  1. AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

  2. (DES) CAMINHOS DA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A PARTIR DA REDE E TEC.

  3. SMARTPHONE E ARTES VISUAIS – A FOTOGRAFIA NA SALA DE AULA

  4. TECNOLOGIAS DIGITAIS E ARTES VISUAIS – O DESENHO VIRTUAL COM O APLICATIVO STRAVA

  5. POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA INCLUSÃO DIGITAL NO AEE: UM OLHAR SOBRE O CASO DO “JOÃO CARDOSO”

  6. AS MÍDIAS NO PROCESSO DE ENSINO À DISTÂNCIA

  7. O USO DE APLICATIVOS COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ARITMÉTICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE TRUQUES MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM IMPERATRIZ-MA

  8. APLICATIVOS DIGITAIS E TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA PESSOAS CEGAS APRENDIZES DE LÍNGUAS

  9. O USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DA SEÇÃO INTRODUÇÃO DO GÊNERO MONOGRAFIA

  10. A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COM A PALAVRA OS PROFESSORES

  11. INTERFACES TECNOLÓGICAS NO CURSO DE FÍSICA DA UAB EM SERGIPE

  12. TECNOTEATRAGEM: PASSO A PASSO DO ESTUDO AO PROJETO.

  13. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: USO DAS MÍDIAS.

  14. O DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONTRIBUIÇÃO ACERCA DA INFORMÁTICA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO NO IEMA-BACABEIRA

  15. EXPLORAÇÃO EDUCATIVA DO DIGITAL STORYTELLING NUM PROGRAMA DE MOBILIDADE TRANSACIONAL NO ENSINO SUPERIOR

  16. DESAFIOS AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR
  17. AS TIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA

  18. A APRENDIZAGEM COLABORATIVA ATRELADO A TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  19. EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO : O PROTAGONISMO DE SECUNDARISTAS A PARTIR DO RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O IDOSO EMPREENDEDOR ATENDIDO PELO PROJETO DE EXTENSÃO COWORKING-IFMA

  20. A ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA CRECHE: INTERAÇÕES A PARTIR DE JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  21. UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA COM O USO DO GOOGLE DRIVE

  22. A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO DE CÁLCULO AUXILIANDO O APRENDIZADO

  23. DO VÍDEO REGISTRO AO FOTOFILME: POSSIBILIDADES DA CÂMERA DO CELULAR NO ENSINO APRENDIZAGEM EM ARTE.

24. A APRENDIZAGEM POR MOBILIDADE NA EDUCAÇÃO FORMAL E A INTERATIVIDADE POR MEIO DA PLATAFORMA SWLES LMS

 

Comunicações Orais - Local: Sala de Projeção 1- CCH - UFMA

Mediador: Me. Bergson Pereira Utta

  1. PEER INSTRUCTION COM O APOIO DO KAHOOT NAS AULAS DE HISTOLOGIA

  2. MUSICOTERAPIA COMPUTACIONAL PARA PESSOAS COM PROBLEMAS DE DISORTOGRAFIA

  3. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REAS): RELATO DE UMA OFICINA

  4. FORMAÇÃO PARA O TRABALHO EM EAD: ESTRATÉGIAS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ÂMBITO DA UAB/IFMA

  5. ABORDAGEM DE EQUAÇÕES ALGÉBRICA ATRAVÉS DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH

  6. O APLICATIVO CONSUMO ELÉTRICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA E SUA INFLUÊNCIA NA ECONOMIA DOMÉSTICA DOS ALUNOS DO IFMA – CAMPUS AVANÇADO PORTO FRANCO

  7. GAMIFICANDO O COTIDIANO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  8. ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E A TECNOLOGIA CONTRIBUINDO PARA A ECONOMIA DO CIDADÃO

  9. EDUCAÇÃO ESPECIAL: O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS – MA

  10. JOGOS EDUCATIVOS: A TEORIA DA COMPLEXIDADE NO EDITOR DE CIDADES CITTÀ

  11. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DE UMA OFICINA PARA DOCENTES

  12. PROGRAMA PNAIC NO AMAZONAS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO EM AMBIENTE VIRTUAL

  13. FACILITANDO O PROCESSO-ENSINO APRENDIZAGEM DE BACTÉRIAS E OS VÍRUS ATRAVÉS DA CONFECÇÃO DAS FANZINES NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO IFMA

  14.  UMA NOVA INTERFACE PARA TEXTOS DIGITAIS: EM DIREÇÃO A UMA PEDAGOGIA DA PERGUNTA

  15. EDUCAÇÃO VIRTUAL E MARKETING DIGITAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PERFIL“EFEITO ORNA”, NO INSTAGRAM.

  16. TIC E PRODUÇÃO DE VÍDEOS: PANORAMA DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DO CEARÁ

  17. PERSPECTIVA PARA SUPERFÍCIES QUÁDRICAS EM REALIDADE AUMENTADA

  18. UTILIZAÇÃO DO PLICKERS COMO MÉTODO AVALIATIVO NO ENSINO BÁSICO EDUCACIONAL

  19. O USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS NAS ESCOLAS PUBLICAS: A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE CLASSROOM EM SALA E COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA.

  20. O COMPUTADOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES

  21. MANCOMP: SOFTWARE EDUCACIONAL PARA O AUXÍLIO AO ENSINO BÁSICO DE MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

  22. LINKEDIN: O CAPITAL SOCIAL NO PERFIL DE UM PROFESSOR DE SÃO LUÍS

  23. O TWITTER E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRODUÇÃO DE MICRONARRATIVAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Apresentação de Comunicações Orais - Local – Sala SNT 01 – Bloco 01 - Térreo - CCH

Mediadora: Dra. Francimary Macedo Martins

  1. POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DE IMAGENS E VÍDEOS 360º NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  2. PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO

  3. TECNOLOGIAS DIGITAIS E A COLABORAÇÃO EM CONTEXTO EDUCATIVO

  4. O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÃO DO 1° GRAU: UMA INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA.

  5. UTILIZAÇÃO DO GOOGLE SALA DE AULA COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO HÍBRIDO

  6. WHATSAPP: UM RECURSO DIDÁTICO UTILIZADO EM UM CURSO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULAR

  7. A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

  8. AS CONEXÕES ON-LINE, EDUCAÇÃO, CULTURA E A FORMAÇÃO DE SI: OS HIBRIDISMOS ENTRE O REAL E O VIRTUAL

  9. TENDÊNCIA DIGITAL: UMA PLATAFORMA PARA O  ENSINO/APRENDIZAGEM DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

  10. METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:  UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE 2014 A 2019 NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

  11. O SCRATCH COMO FERRAMENTA CULTURAL DE ENSINO PARA O ESTUDO DAS SOLUÇÕES QUÍMICAS

  12. O KAHOOT E AS ESTRATÉGIAS PARA CONVERGÊNCIA DE METODOLOGIAS NO ENSINO ENTRE O ON LINE E O PRESENCIAL

  13. UTILIZAÇÃO DO PLAYPOSIT COMO MÉTODO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO NÍVEL BÁSICO DE EDUCAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS

  14. BARREIRAS DA ACESSIBILIDADE FÍSICA: MAPEANDO OS ESPAÇOS FÍSICOS (PÚBLICOS E PRIVADOS) EM SÃO MATEUS DO MARANHÃO.

  15. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO E A RECONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

  16. GOOGLE CLASSROOM: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ASSÍNCRONA

  17. OS MEMES COMO ESTRATÉGIA INFORMAL DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS

  18. POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES ENTRE A SEQUÊNCIA FEDATHI E O SERIADO DR. HOUSE

  19. FAKE NEWS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS A PARTIR DA ALEGORIA DA CAVERNA DE PLATÃO

  20. UM ESTUDO DE CASO: OFICINAS PARA O ENSINO DA COMPUTAÇÃO POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO.

  21. AS CONTRIBUIÇÕES DAS TICS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO APRENDIZADO ESCOLAR

  22. O WHATSAPP COMO EXTENSÃO DOS RECURSOS PEDAGÓGICOS DO AVA: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD DA UEMANET

  23. MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA BRASILEIRA SOBRE EDUCATIONAL DATA MINING E LEARNING ANALYTICS

Apresentação de Comunicações Orais - Local – Sala SNT 02 – Bloco 01- Térreo - CCH

Mediadora: Ma. Danielle Mendes

  1. ADICIONAR, SUBTRAIR, MULTIPLICAR E DIVIDIR: COMPARTILHANDO OPERAÇÕES DIVERSAS NA PROMOÇÃO DE UM ESTILO DE VIDA MAIS SAUDÁVEL ATRAVÉS DO USO DE VIDEOGAMES ATIVOS

  2. ESTÉTICA EM OBJETOS DE APRENDIZAGEM: CONSIDERAÇÕES SOBRE INTERATIVIDADE NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO

  3. O USO DE JOGOS EDUCACIONAIS E ATIVIDADES LÚDICAS, ATRAVÉS DE CAÇA-PALAVRAS PARA ALUNOS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

  4. A IMPORTÂNCIA DO USO DOS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E.M. PRESIDENTE VARGAS DO MUNICÍPIO DE SANTA RITA – MA

  5. O USO DE FONTES ELETRÔNICAS POR ALUNOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UFMA

  6.  A INTERNET NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: GOOGLE DOCS COMO FERRAMENTAS DE INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM

  7. PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

  8. A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE CAROLINA-MA

  9. O PROJETO PHET SIMULAÇÕES INTERATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

  10. REDISCUTINDO O DECRETO Nº 9.057: ENTRAVES E POSSIBILIDADES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  11. LITERATURA INFANTIL DIGITAL: INSTRUMENTO PARA O APRENDIZADO E PARA O EDUTINAMENTO

  12. ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DIGITAIS: PRÁTICAS E PERCEPÇÕES DE DOCENTES

  13. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: O APARELHO CELULAR COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA NO MUNICÍPIO DE LÁBREA - AM

  14. O TRABALHO COLABORATIVO COM USO DO GOOGLE DRIVE EM SALA DE AULA

  15. GAMES COM CONTEÚDO VIOLENTO: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DOS DISCURSOS ACADÊMICO E MIDIÁTICO

  16. IMPACTO DAS TECNOLOGIAS SOBRE O CUIDADO DE ENFERMAGEM

  17. INTERATIVIDADE  NO ENSINO DE ARTE: A LOUSA DIGITAL E O IPAD NA DOCÊNCIA DIALÓGICA.

  18. EDUCAÇÃO GAMIFICADA:  ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  19. O HOME STUDIO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA PREPARAÇÃO DE UMA OBRA MUSICAL PARA POSTERIOR APRESENTAÇÃO.

  20. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIDADANIA: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS.

  21. QUIZ: UMA FORMA CRIATIVA DE UTILIZAR O POWERPOINT

  22. SALA DE AULA INVERTIDA: REPENSAR O PROCESSO DE ENSINO PARA MELHORAR A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM.

23. PERSPECTIVAS SOBRE TECNOLOGIAS UTILIZADAS NA PRÁTICA FORMATIVA

24. TECNOLOGIAS DO CINEMA COMO BASE PARA O PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

16:00 as 17:00 hrs​

 

Apresentação de Pôster - Hall  - CCH - Térreo

  1. A APLICABILIDADE DAS DIRETRIZES PARA DESIGN DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS VOLTADOS À EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS NO SITE MARANHÃO EM SINAIS

  2. DIVULGAÇÃO ETNOBOTÂNICA DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) UTILIZANDO O GOOGLE MAPS

  3. A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS TELEFONES: PARA ALÉM DE UM ALÔ

  4. A APRENDIZAGEM POR MOBILIDADE NA EDUCAÇÃO FORMAL E A INTERATIVIDADE POR MEIO DA PLATAFORMA SCULES LMS

  5. OS JOGOS E BRINCADEIRAS LÚDICAS COMO FACILITADORES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

  6. JCLIC: SOFTWARE DE AUTORIA APLICADO AO ENSINO DE FRAÇÕES PARA ALUNOS DO 6º ANO

  7. USO DE APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NA IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS

  8. O USO DO WHATSAPP NA APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL (PLA): AFFORDANCES E OPORTUNIDADES DE PRÁTICA DE ORALIDADE

  9. EDUCOMUNICAÇÃO E AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DA SOCIEDADE EM REDE: REFLEXÕES POTENCIALIZADORAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

  10. A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM FORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM GAME REGIONAL EDUCATIVO: UM TRABALHO MULTIDISCIPLINAR

  11. AMBIENTES VIRTUAIS IMERSIVOS: NOVAS POSSIBILIDADES PARA AS AULAS NO SÉCULO XXI A PARTIR DO USO DO MIRITI/BURITI

  12. RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA ENSINAR E APRENDER