© 2019 - Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

Dia 23/07/2019 (Terça-feira)

 

08:00 horas

 

Início do Credenciamento - Local: Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade – PGCult - CCH- UFMA

 

9h – 12h

Minicurso 1:  Ferramenta Digital Canva Aplicado a Educação: Possibilidades e Estratégias de Exploração - Ministrante: Professora Ma. Perla Maria Berwanger  Local: Prédio do Paulo Freire - UFMA - Sala 310 Norte 

 

9h – 12h

Minicurso 2: O Software NVivo e as possibilidades na análise de dados qualitativos

Ministrantes: Me. Jarbas Campelo Filho e Mestrando Maurício José Morais  Local: Prédio do Paulo Freire - UFMA - Mini Auditórios  - Indicação na Entrada do Prédio - Sala 309 Norte 

9h – 12h

Minicurso 3: TPACK para Integração de TICs na Prática Docente - Ministrante: Professora Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues  - Local: Prédio do Paulo Freire - UFMA - Indicação na Entrada do Prédio - Sala 308 Norte 

9h – 12h

Minicurso 4:  Aprendizado Baseado em Problemas e uso de Tecnologias - Ministrante: Professora Ma. Walline Alves Guimarães  - Local: Prédio do Paulo Freire - UFMA - Indicação na Entrada do Prédio - Sala 307 Norte 

9h – 12h

Minicurso 5:  Metodologias Ativas com recursos digitais simples: Aprendizagem baseada em problemas na prática

Ministrante: Me. Sandro Jorge Tavares Ribeiro - UFRRJ - Local: Prédio do Paulo Freire - UFMA - Indicação na Entrada do Prédio - Sala 306 Norte 

 

9h – 10h

Apresentação de Pôster -  Hall Central - CCH  - Térreo

  1. COMPREENSÃO E ENSINO DE CIDADE ATRAVÉS DO JOGO CITIES: SKYLINES

  2. GAMIFICIAÇÃO NA EDUCAÇÃO: USO DO TANGRAM

  3. ENSINO DE GEOGRAFIA E TRABALHO DE CAMPO: A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS METODOLÓGICAS DIGITAIS

  4. ESTUDO DE FUNÇÕES COM O SOFTWARE DESMOS

  5. A CONTRIBUIÇÃO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA 

  6. O USO DO TRACKER NO ENSINO DE FÍSICA PARA O ESTUDO DOS MOVIMENTOS DOS CORPOS

  7. A UTILIZAÇÃO DO SOCRATIVE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

  8. LETRAMENTO CIENTÍFICO E SOFTWARE COMPUTACIONAL NO ENSINO DA ASTRONOMIA

  9. USO DA ROBÓTICA COMO RECURSO DIDÁTICO: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA

  10. REFLEXÕES SOBRE O USO DO TABLET NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  11. FÓRUM: RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  12. LIVROS DIGITAIS: COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  13. O GOVERNO ELETRÔNICO EM TERESINA: PORTAIS MUNICIPAIS DISPONIBILIZADOS A SERVIÇO DA INFORMAÇÃO

  14. A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

  15. FANZINE: NECESSIDADES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO

  16. OFICINA DE PRODUÇÃO E EDIÇÃO AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO

  17. JOGOS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: DESENVOLVENDO HABILIDADES POR MEIO DA FERRAMENTA CONSTRUCT2

  18. DIGITAL STORYTELLING: REPENSANDO PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO

  19. TECNOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS E USOS EM ESCOLAS DA REDE DE ENSINO EM BACABAL-MA

  20. EAD E SUAS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO

  21. O USO DAS TICS NAS RESOLUÇÕES MATEMÁTICAS: UMA ANÁLISE ACERCA DAS DIFICULDADES NA UTILIZAÇÃO DO APP ÁBACO DIGITAL NA RESOLUÇÃO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

  22. TABELA INTELETRICIDADE PERIÓDICA: UMA FORMA ALTERNATIVA DA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS.

  23. O RPG COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO PARADIDÁTICO JOGÁVEL

  24. UMA PROPOSTA PARA APLICAÇÃO DA IOT NA SEGURANÇA DOS ESTUDANTES QUE UTILIZAM O ÔNIBUS ESCOLAR

  25. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA ESCOLA: LIMITES E POSSIBILIDADES QUANTO AO ACESSO

  26. INTERAÇÃO EM AVAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA DO PROFESSOR/TUTOR VIRTUAL

  27. USO DO KAHOOT NO ENSINO DE FÍSICA

10 h – 11h

Apresentação de Pôster -  Hall Central - CCH  - Térreo

  1. PROJETO TV RADIOTEC: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E REDES SOCIAIS

  2. USO DA PLATAFORMA EDUCAR POR PROFESSORES DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

  3. O USO DA PLATAFORMA CANVA NA PERSPECTIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

  4. GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA A APLICAÇÃO DA CULTURA DIGITAL PREVISTA NA BNCC.

  5. AS TIDIC NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS DISSERTAÇÕES DE 2013 A 2018.

  6. A INTERDISCIPLINARIDADE E O USO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

  7. USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS À SERVIÇO DO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM

  8. SOFTWARES DE SENSORIAMENTO REMOTO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

  9. A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS PARA DEFINIÇÃO DE CONCEITOS ABSTRATOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  10. "PROFESSORES,NAVEGAR É PRECISO"...

  11. TERMODINÂMICA ÁS CEGAS: UM JOGO ADAPTADO PARA DEFICIENTES VISUAIS,UM ENCONTRO DO LÚDICO COM A TECNOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS  DA FÍSICA

  12. AVALIAÇÃO DE TUTORES EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UNASUS/UFMA

  13. PLATAFORMA DIGITAL “OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO PARA A BIODIVERSIDADE”: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

  14. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CONHECIMENTO DOCENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA E O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA.

  15. REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMORFOLOGIA

  16. O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PANORAMA DAS DISCUSSÕES PRESENTES NAS ÚLTIMAS DÉCADAS

  17. AS MUDANÇAS NA DINÂMICA DE PRODUÇÃO DOS FOTOCOPISTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA ILHA DE UPAON-AÇU E OS IMPACTOS FINANCEIROS CAUSADOS A ESSES PROFISSIONAIS E EM SUAS RENDAS FAMILIARES ADVENTO OS APLICATIVOS DE COMPARTILHAMENTO DE MÍDIAS DIGITAIS.

  18. USO DE OBJETOS COMPUTACIONAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA

  19. USO DE SMARTPHONE NO TRÂNSITO: CONCEPÇÕES DE MOTORISTAS E PEDESTRES

  20. DUOLINGO APLICADO AO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

  21. PLATAFORMA VIRTUAL COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA

  22. USO DO GOOGLE EARTH COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

  23. DEFICIÊNCIA VISUAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA:UMA REVISÃO DA LITERATURA

  24. O USO DE TICS NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA PERSPECTIVA NACIONAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA

  25. O USO DE SMARTPHONE: UMA INVESTIGAÇÃO COM ENFOQUE CTS

  26. O USO DE SOFTWARE COMO AUXÍLIO AOS VESTIBULANDOS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

  27. IMAGINAKIDS - UMA PLATAFORMA DIGITAL PARA CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS

  28. O USO DO SIMULADOR PHET (PHYSICS EDUCATIONAL TECHNOLOGY) NA RECUPERAÇÃO DE ALUNOS COM BAIXO RENDIMENTO

12h -14h

Intervalo de Almoço

14h – 16h

Solenidade de Abertura - Abertura dos Trabalhos - Dr. João Batista Bottentuit Junior (Coordenador do Evento) e Representantes Convidados.

Palestra: Jogos e Aprendizagem - Dra. Ana Amélia Carvalho - Universidade de Coimbra - Portugal. Local: Auditório Central da Reitoria - UFMA

16:30h – 18h

Palestra 1: Avaliação da Aprendizagem com Dispositivos Móveis no Ensino Superior - Ma. Perla Maria Berwanger - Auditório A – José Ribamar Caldeira - CCH - UFMA 

Palestra 2:  Pensamento Computacional e os Quatro C´s: trabalhando as habilidades e competências necessárias para o Educador no Século XXI - Thaynara Ribeiro e Mairiane Bastos. Local: Auditório B – Mário Meireles - CCH - UFMA

Palestra 3: