© 2019 - Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação

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Dia 24/07/2019 (Quarta-feira)

 

Apresentação de Comunicações Orais - Local - B2 - 103 - 1º Piso - CCH – UFMA - 8h – 10:30h

Mediador: Me. Bergson Utta - 8h as 10:30h

  1. ANALISANDO A CONTROVÉRSIA ‘ESCOLA SEM PARTIDO’ PELAS LENTES DO ATOR-REDE

  2. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES.

  3. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

  4. DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA UM AMBIENTE EDUCACIONAL

  5. USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

  6. UM CHATBOT PARA AUXILIAR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO APRENDIZADO DO INGLÊS

  7. O USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE ALIADO AO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS

  8. FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA NEOLIBERAL DE EXPANSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.

  9. O USO DA GAMIFICAÇÃO EM PRÁTICA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  10. O USO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E DIFUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS

  11. ENSINO HÍBRIDO EM CARUTAPERA-MA: DO TRADICIONAL A INCLUSÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

  12. USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TDIC) E WEBQUEST NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

  13. EDUCAÇÃO DE SURDOS: USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ASSISTIVAS COMO FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM.

  14. REPOSITÓRIOS DIGITAIS E DADOS ABERTOS DE PESQUISA: CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE ACADÊMICA.

  15. ESPAÇO DO BRINCAR: UMA BRINQUEDOTECA DIGITAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

  16. OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

  17. O USO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY COMO SUPORTE AO ENSINO DE MATEMÁTICA

  18. GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO SANTA TERESA

  19. EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM COM O SCRATCH NO ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA

  20. O USO DA FERRAMENTA DIGITAL “SIMULARE” NO ENSINO APRENDIZAGEM DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

  21. A TECNOLOGIA EM PROL DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LARGA ESCALA

 

​​​​Apresentação de Comunicações Orais - Local: Sala de Aula 2 - Térreo - PGCult - CCH - UFMA

Mediador: Me. Erick Dieb - 8h as 10:30h

  1. RECURSOS TECNOLÓGICOS NA FORMAÇÃO SEMIPRESENCIAL: O CASO DO PROJETO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO DISCENTE PESQUISADOR

  2. ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA METODOLOGIA DE ENSINO DOS PROFESSORES E OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

  3. TRIÂNGULO NUMÉRICO: UM APLICATIVO DE MATEMÁTICA

  4. OS DESAFIOS DOS PROFESSORES NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) EM SALA DE AULA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GRAJAÚ/MA: ESTUDO DE CASO

  5. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): REALIDADE OU UTOPIA PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS NO MARANHÃO UMA PROPOSTA DE ANÁLISE

  6. MINHAS EXPERIÊNCIAS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

  7. DIVERSIDADE SEXUAL E EDUCAÇÃO: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

  8. SOFTWARE GEOGEBRA: UMA NOVA FERRAMENTA DE ENSINO

  9. A TECNOLOGIA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ALUNO AUTISTA

  10. ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE SOBRE IMPACTO DA DISCIPLINA COMO EIXO DE APRENDIZAGEM ESCOLA PÚBLICA COM GESTÃO MILITAR

  11. PEER INSTRUCTION COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM USO DO APLICATIVO MICROSOFT FORMS E ESTRATÉGIA DE GAMIFICAÇÃO

  12. O “JEITINHO” PARA ACABAR COM A CORRUPÇÃO: HONESTIDADE

  13. O DIÁRIO DE CLASSE E O SEU CONTEXTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AMPLIANDO A COMPREENSÃO DO USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

  14. SIMULADOR DE TRANSPORTES: ENTENDENDO A CRISE DOS CAMINHONEIROS COM MÚLTIPLOS RECURSOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS.    

  15. LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS EM ESCOLAS DE REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BACABAL.

  16. A VIRADA SOCIOMATERIAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

  17. TECNOLOGIA ASSISTIVA: UMA FERRAMENTA NECESSÁRIA EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

  18. A  GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA DE ENSINO NA DISCIPLINA AUTOMAÇÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO

  19. A ROBÓTICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ATENDIMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO DO PROJETO DE ROBÓTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VILA VELHA

  20. BALADINHAS DO SPACE: VIVÊNCIAS COM UM QUIZ DE MÚSICAS E HABILIDADES NA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE

Apresentação de Comunicações Orais - Local: Sala B2- 102 - 1º Piso - CCH – UFMA - 8h – 10:30h

Mediador: Mestranda Rachel Bonfim da Silva - 8h as 10:30h

  1. USO DE ROBÓTICA NO ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

  2. A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD): COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO PARA ALUNOS COM MOBILIDADE REDUZIDA

  3. O USO DO FACEBOOK ENQUANTO ESPAÇO PEDAGÓGICO

  4. ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO À DISTÂNCIA: NOVOS PARADIGMAS E DESAFIOS

  5. TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  6. REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM COLABORATIVO MEDIADO NOS AVEAS

  7. CONTEXTUALIZANDO SABERES MATEMÁTICOS: O USO DO SOFTWARE SKETCHUP 3D

  8. FACEBOOK E WHATSAPP INTEGRADOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM

  9. SALA DE AULA INVERTIDA NO CURSO DE PEDAGOGIA

  10. PRODUÇÃO DE VÍDEOS: (RE)ADQUIRINDO CONHECIMENTOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA

  11. CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS CANAIS CEARENSES DE MATEMÁTICA NO YOUTUBE

  12. PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE

  13. O USO DAS   TECNOLOGIAS DIGITAIS INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO   NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 1º AO 5º ANO EM  UMA ESCOLA DE PERIFERIA.

  14. A TECNOLOGIA COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

  15. PRODUÇÃO DE VÍDEOS: EXPERIÊNCIA CURRICULAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

  16. INSTAGRAM AS A COLLABORATIVE VIRTUAL LANGUAGE LEARNING ENVIRONMENT TO FOSTER EFL LEARNERS’ WRITING SKILLS

  17. A INCLUSÃO DIGITAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL POR MEIO DOS LEITORES DE TELA

  18. ROBÔS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS PRÁTICAS E VIVÊNCIAS DE PROFESSORES

  19. PROJETO DE ROBÓTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE VILA VELHA, ESPÍRITO SANTO: UMA MANEIRA LÚDICA DE APRENDER MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIAS.

  20. PROJETOS DE MODELAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA

  21. METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA

​​​Apresentação de Comunicações Orais - Local - Sala B 205 - 2º Piso - Bloco B - CCH

Mediador: Me. Jean Carlos da Silva Monteiro  - 8h – 10:30h

  1. PROFESSOR, VAI TER PROVA - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM OS JOGOS KAHOOT E SOCRATIVE

  2. O PAPEL DA ESCOLA FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS

  3. F5 EDUCA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO À EDUCAÇÃO

  4. ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA DIANTE DOS DESAFIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

  5. NUVEM DE PALAVRAS E MURAL VIRTUAL: DESCRIÇÃO E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DESSES OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  6. A VIRADA SOCIOMATERIAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

  7. SAÚDE NA ESCOLA SEM FAKE NEWS

  8. GESTÃO ESCOLAR E TECNOLOGIA: DESAFIOS, TRANSFORMAÇÕES E INOVAÇÕES – UM ESTUDO DE CASO

  9. O PÊNDULO SIMPLES EM REGIME NÃO LINEAR: UMA ANÁLISE COM FUNÇÕES ELÍPTICAS DE JACOBI E INTEGRAIS ELÍPTICAS

  10. NOVOS MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO DO REPERTÓRIO NO ENSINO DE REDAÇÃO ESCOLAR: UTILIZANDO O PADLET

  11. A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA AO DOCENTE COMO ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO DE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO

  12. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EAD: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFPI

  13. AS TECNOLOGIAS E SEUS PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-EAD

  14. APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS COMO SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS CONDIÇÕES INICIAIS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

  15. A TECNOLOGIA DIGITAL E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NEE

  16. METODOLOGIAS ATIVAS E A UTILIZAÇÃO DAS TIC’S: EXIGÊNCIAS DO MUNDO MODERNO PARA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR

  17. VISUALIZANDO POSSIBILIDADES: TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

  18. MICROLEARNINGS, GAMIFICAÇÃO E A E-ESCOLA: O FUTURO NO PRESENTE

  19. “VENDO O INVISÍVEL”: UMA ‘SMART PROPOSTA’ PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

  20. SMARTPHONES EM SALA DE AULA: A RELAÇÃO DOS PROFESSORES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Apresentação de Comunicações Orais - Local – Sala de Projeção - CCH

Mediadora: Dra. Francimary Macedo Martins - 8h as 10:30h

  1. COMPORTAMENTO INFOCOMUNICACIONAL DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR LUDOVICENSE: UFMA, UEMA, IFMA E UNICEUMA

  2. O PROGRAMA LEXIQUE PRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO: SABERES LEXICOGRÁFICOS EM SALA DE AULA

  3. O SOFTWARE ANKI COMO AUXÍLIO NA PRÁTICA DA MEMORIZAÇÃO PARA ESTUDANTES

  4. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  5. CANAIS CEARENSES DE MATEMÁTICA NO YOUTUBE: ANÁLISE DAS VIDEOAULAS ENCONTRADAS

  6. A FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA

  7. USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DE ALTERNÂNCIA

  8.  UM MODELO DE AVALIAÇÃO ONLINE PARA CURSO PRESENCIAL

  9. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFT/UAB NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES

  10. IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA LEALDADE DE ALUNOS ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

  11. A PLATAFORMA CAMBITOLÂNDIA COMO RECURSO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA

  12. O APLICATIVO HAND TALK E A INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS

  13. O APLICATIVO DUOLINGO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

  14. O USO DE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO RECÔNCAVO BAIANO

  15. A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES PESSOAIS DE APRENDIZAGEM (PLES) POR PARTE DE NATIVOS E NÃO NATIVOS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR

  16. O USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

  17. INTERTEXTUALIDADE POR COPRESENÇA: AS FUNÇÕES ARGUMENTATIVAS EXERCIDAS PELA CITAÇÃO E ALUSÃO EM TEXTOS MULTIMODAIS

  18. LITERATURA ESPANHOLA X TECNOLOGIAS DIGITAIS: A OBRA EL CONDE LUCANOR NA PLATAFORMA EDUCAPLAY

  19. A MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  20. A ESTRATÉGIA DE COMBINAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (PBL) E GAMIFICAÇÃO EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO.

  21. TIC NA ARTE/EDUCAÇÃO: ATRAVESSAMENTOS E POSSIBILIDADES

Apresentação de Comunicações Orais - Local - Sala B2 - 204 - Bloco 2 - 2º Piso - CCH

Mediadora: Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues - 8h as 10:30h

  1. GAMEDOWN AUXILIANDO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

  2. REQUISITOS PARA PROPOSTA DE APLICATIVO DESTINADO A CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS NA PRÉ-ESCOLA

  3. GAMIFICAÇÃO COMO APOIO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO  O JOGO ABCD KIDS

  4. KALKULO UMA FERRAMENTA MATEMÁTICA DE APOIO AOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR.

  5. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL (QUIMEXPLAB) COMO RECURSO DIDÁTICO NAS ATIVIDADES PRÁTICAS DE QUÍMICA

  6. O USO DO SIGAA/UEMA COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO (AVA) NO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE SÃO JOÃO DOS PATOS- MA

  7. OS DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA/AM

  8. UTILIZAÇÃO DO JOGO LABIRINTO CLÁSSICO ANGRY BIRDS NA PLATAFORMA CODE.ORG PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS

  9. A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DO USO DO “MINHA ESCOLA APP”

  10. O USO DE RECURSOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS RELACIONADOS À ARTE E EDUCAÇÃO COM ALUNOS/AS DO PRIMEIRO PERÍODO DA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DO IFMA, CAMPUS CENTRO HISTÓRICO

  11. O CELULAR COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: DO PRESENCIAL AO VIRTUAL COM O APLICATIVO TELEGRAM.

  12.  A REUTILIZAÇÃO DE MATÉRIAS TECNOLÓGICOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  13. MOBILE LEARNING COMO RECURSO NA SALA DE AULA: A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GOSOAPBOX

  14. O CODESIGN COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA O CIBERESPAÇO

  15. IMUNOLOGIA E GAMIFICAÇÃO, BRINCANDO COM ASSUNTO SÉRIO.

  16. A TECNOLOGIA A SERVIÇO DO VER E “OUVIR” NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS

  17. MAKERSPACES: DIRETRIZES E CONTRIBUIÇÕES MEDIANTE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SALA MAKER NA ESCOLA

  18. ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E TECNOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES DO APLICATIVO SILABANDO

  19. SALA DE AULA INTERATIVA: A UTILIZAÇÃO DO PADLET COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

  20. GOOGLE ACADÊMICO: USABILIDADE COMO FERRAMENTA DE PESQUISA ACADÊMICA

  21. PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM  MATEMÁTICA ACERCA DE UMA EXPERIÊNCIA COM A METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I.

Apresentação de Comunicações Orais - Local – Sala B 203 - Bloco 2 - 2º Piso - CCH

Mediadora: Ma. Odla Cristiane Patriota Albuquerque - 8h as 10:30h

  1. RELAÇÕES ENTRE BIODIVERSIDADE E CULTURA:  CONTRIBUIÇÕES PARA A PLATAFORMA DIGITAL OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO PARA A BIODIVERSIDADE

  2. O USO DA FERRAMENTA CANVA NO ENSINO DE BIOLOGIA

  3. A INDÚSTRIA 4.0 NO COMBATE A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  4. EPISTEMOLOGIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA VOLTADA PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA POR TECNOLOGIAS

  5. A PRÁTICA DE ENSINO DO PROCESSO DE AUTOMAÇÃO EM BIBLIOTECA ESCOLAR COM A UTILIZAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE INFORMÁTICA

  6. A RELAÇÃO ENTRE TIC E DESIGN: UMA ESTRATÉGIA EDUCACIONAL

  7. DIÁLOGOS ATEMPORAIS: O PIBID – HISTÓRIA – UFMA E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO LUGAR DE CONHECIMENTO.

  8. ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO BIOLOGIA NO ESTADO DO MARANHÃO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA)

  9. TABELA PERIÓDICA INCLUSIVA: DESCOBRINDO OS ELEMENTOS QUÍMICOS PELAS MÃOS COM O EMPREGO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

  10. O ENFOQUE CTS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE QUÍMICA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO VOLTADO PARA A CIDADANIA

  11. MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM SUPORTE COMPUTACIONAL NO BRASIL

  12. DESENHANDO IDENTIDADES E CONSTRUINDO CONHECIMENTO: A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO INTER-RELACIONAL ENTRE EXPRESSÕES CULTURAIS E PRÁTICAS DE ENSINO.

  13. O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO IFMA-CAMPUS IMPERATRIZ

  14. PROJETO DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR COM A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DIGITAIS

  15. O PROFESSOR E A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA PONTE OU UM ABISMO PARA O CONHECIMENTO.

  16. O USO DA TECNOLOGIA: UM AUXÍLIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

  17. FERRAMENTA GOOGLE CLASSROOM NO APOIO A PREPARAÇÃO PARA O ENEM: UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PREPARAÇÃO DE ALUNOS DE PRÉ-VESTIBULAR EM SÃO LUÍS MA

  18. O CELULAR COMO FERRAMENTA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS DIREITOS SOCIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  19. COMPREENSÃO NO USO DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  20. O USO  DA TECNOLOGIA  NO PROCESSO HÍBRIDO DE ENSINO

8:30h – 09:30h

Apresentação de Comunicações Orais - Local – Sala B2 - 202 - Bloco 2 - CCH

Mediador: Samara Oliveira de Góis - 8h as 10:30h

  1. PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA FINS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  2. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DOS SOFTWARES BNWEB EVERGREEN

  3. EXPERIÊNCIA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS EM MUSEUS E EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: O CENTRO DE PESQUISA DE HISTÓRIA NATURAL E ARQUEOLOGIA DO MARANHÃO

  4. OS ESTILOS MOTIVACIONAIS DOS PROFESSORES: ENTRE A AUTONOMIA E O CONTROLE DO USO DAS TICS.

  5. EAD E AS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

  6. O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

  7. O JOGO DE BINGO PARA A APRENDIZAGEM DE LIGAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO MÉDIO

  8. A FILOSOFIA E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE DO USO DA WEBQUEST COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

  9. GAME ZEEMAN: UMA ESTRATÉGIA LÚDICA PARA AVALIAÇÃO SOMATIVA EM DINÂMICA

  10. TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO E OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA): A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO À DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

  11. EDUCOMUNICAÇÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ESTUDO DA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO PROJETO ESTAÇÃO CEUMA

  12. PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL COMO PRÁXIS DA ARTEMÍDIA: UM EXEMPLO INTERDISCIPLINAR UTILIZANDO MATLAB E A TEORIA DA VISIBILIDADE PURA DE WÖLFFLIN

  13. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA PROPOSTA DE EMANCIPAÇÃO NA EJA

  14. A IMPORTÂNCIA DO SUJEITO FALANTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMPETENTES EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

  15. A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO HAND TALK E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL

  16. A FILOSOFIA NO ENSINO SUPERIOR: A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COM EDUCAÇÃO PARA O PENSAR NO CURSO DE NUTRIÇÃO NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR-IES PRIVADA EM SÃO LUÍS-MA

  17. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE: NOVAS ABORDAGENS

  18. UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE COMO INSTRUMENTO AUXILIAR DE APRENDIZAGEM

  19. ESCREVENDO A LIBRAS EM SIGNWRITING: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA ESTUDANTES SURDOS COM O USO DE RECURSOS DIGITAIS

  20. LETRAMENTO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE: A RESSOCIALIZAÇÃO DO IDOSO A PARTIR DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA EM ESPAÇOS VIRTUAIS EM SÃO BERNARDO-MA. 

  21. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TECNOLOGIA NA PERSPECTIVA DA ELETIVA INCLUINDO CONSCIÊNCIA

9:00h – 10:00h

Apresentação de Pôster - Hall Central do CCH - Térreo

  1. O USO DE RECURSOS DIGITAIS COMO SUPORTE PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  2. PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO TÉCNICO AMPARADAS POR INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

  3. APLICATIVO MÓVEL PARA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO: UM ESTUDO SOBRE O APLICATIVO POMODORO TIMER LITE COMO FERRAMENTA PARA O AUXÍLIO DE ESTUDANTES

  4. TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

  5. USO DAS TICS NA PRÁTICA DOCENTE

  6. O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

  7. ENSINO DE DIAGRAMA DE SEQUÊNCIA PARA CEGOS

  8. KAHOOT E A LÍNGUA PORTUGUESA: O USO DO APLICATIVO PARA O ENSINO DA GRAMÁTICA

  9. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PELA TECNOLOGIA DIGITAL

  10. USO DA METODOLOGIA TDCA COMO FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE ARTIGO CIENTÍFICO

  11. O USO DAS TIC COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO

  12. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM VIA GOOGLE FORMULÁRIOS

  13. UTILIZAÇÃO DO RECURSO DIGITAL KAHOOT NO ENSINO FUNDAMENTAL

  14. PERSPECTIVAS TEÓRICAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA

  15. PROPOSTA DE ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO O SIMULADOR UNIVERSE SANDBOX²

  16. O PAPEL PROFISSIONAL DE EDUCADORES E SUA RELAÇÃO COM A TECNOLOGIA

​​10:00h – 12:00h

 

MESA REDONDA: Aplicativo TecTeca: interação e gamificação como ferramentas para incentivo à leitura literária online

Coordenadora: Professora Dra. Cassia Furtado (LEDMID) - UFMA - Auditório A – José Ribamar Caldeira - CCH – UFMA

Palestra 1: Gamificação para o engajamento de comunidade de leitores

Palestra 2: Literatura, criatividade e interação

10:00 - 11:30

Palestra: MÍDIAS IMPRESSAS, SONORAS E AUDIOVISUAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS-HIPNÓTICOS: instrumentos educativos subliminares de impacto nos processos eficazes de aprendizagens significativas e desenvolventes. Me. Ednan Baldez dos Santos - Sala 1 PGcult - CCH - UFMA

10:00 - 11:30

Palestra: Metodologias Ativas no Ensino Superior - Professora Esp. Elaine Sousa - UNINASSAU e FAENE - Mestranda em Educação UCP - Local Auditório da Reitoria - UFMA

 

12:30h - 14:00h

Intervalo de Almoço

 

14h – 17h

Minicurso 6:  Quadrinhos em Sala de Aula: estratégias, construção e aplicações

Ministrantes: Professora Ma. Elayne Crystyna Pereira Borges Gomes - IFMA

Local: Prédio do Paulo Freire - UFMA - Sala 310 Norte 

 

14h – 17h

Minicurso 7: PEER INSTRUCTION uma metodologia ativa para o processo de ensino e aprendizagem

Ministrante -  Ma. Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz - UFLA - CANCELADO

14h – 17h

Minicurso 8:  Aplicativo Plickers para Avaliação da Aprendizagem

Ministrante Professor Mauricio José Morais Costa - Mestrando - UFMA

Local: Prédio do Paulo Freire - UFMA - Sala 308 Norte 

 

14h – 17h

Minicurso 9: Construindo Objetos de Aprendizagens para Diferentes Contextos Educacionais Através do Power Point

Ministrantes: Mestrando Dieison Prestes da Silveira (UNICRUZ) e Licencianda Adriele Prestes da Silveira (IFFar – Júlio de Castilhos). Local: Prédio do Paulo Freire - UFMA - Sala 307 Norte 

 

14h – 17h

Minicurso 10: BNCC, Cultura Digital e Tecnologias na Prática Docente. ​​

Ministrante: Professora Ma. Sandra Regina Costa Santos (UEMA). Local: Prédio do Paulo Freire - UFMA - 309 - 310 -  Mini Auditório - SUL

16h – 17h

Apresentações Pôster - Local - Hall do CCH - UFMA

  1. APRESENTANDO AS POSSIBILIDADES DO USO DE TIC NO ENSINO DE FÍSICA PARA ESTUDANTES DE UM CURSO SUPERIOR A DISTÂNCIA

  2. A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS FÍSICOS E MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS TORNEIOS DE ROBÓTICA DA FIRST® LEGO® LEAGUE

  3. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: OS BENEFÍCIOS ADQUIRIDOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM COM O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

  4. A TECNOLOGIA APLICADA COMO FERRAMENTA DE APOIO PEDAGÓGICO

  5. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

  6. AS CONTRIBUIÇÕES DAS TICS NO ENSINO DE QUÍMICA: OPINIÕES DOS ALUNOS

  7. PLATAFORMA ARDUINO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO APRENDIZADO DE ROBÓTICA

 

17:30h as 19:30h

Palestra:  Cenários Propectivos de Integração das Tecnologias Digitais na Educação e Formação. Dra. Eliana Santana Lisbôa - UFPR - Auditório A – Mário Meireles - CCH - UFMA                                                  

 

17:30h – 19:30h

Palestra: Mapeamento de Competências Docentes para o uso de Tecnologias na Europa e América Latina Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues - UEMA - Local - Auditório B – José Ribamar Caldeira - CCH - UFMA

 

17:30h - 19:30h

Palestra: Como os Jogos Digitais estão Mudando a Educação. José Nunes de Oliveira Neto - Mestrando - UFMA–  Local: Sala B4 -101 - (Antiga sala de Projeção 1) - CCH - UFMA