© 2019 - Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação

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MINICURSOS

Minicurso 1: Ferramenta Digital Canva Aplicada a Educação: Possibilidades e Estratégias de Exploração - 3 horas de duração - 23/07/2019  -  Manhã

Ministrante: Ma. Perla Berwanger - Estácio São Luís

Descrição: Traduzido do inglês-O Canva é um site de ferramentas de design gráfico, fundado em 2012. Ele usa um formato de arrastar e soltar e fornece acesso a mais de um milhão de fotografias, gráficos e fontes. É usado por não-designers, bem como profissionais. As ferramentas podem ser usadas para design e gráficos de mídia da Web e de impressão.

Minicurso 2: O Software NVivo e as possibilidades na análise de dados qualitativos 3 horas de duração - 23/07/2019  -  Manhã

Ministrante: Me. Jarbas Campelo Filho e Mestrando. Maurício José Morais

Descrição: O tratamento de dados qualitativos é sempre marcado por um alto nível de complexidade. Os pesquisadores se veem diante de um volume muito grande de informações, e, acabam por não saber por onde começar. Visando facilitar o processo de categorização, tabulação e análise de dados qualitativos, o minicurso objetiva não apenas tratar de pesquisa dessa abordagem, mas apresentar as possibilidades para esse tipo de investigação apoiada no pacote Nvivo. Trata-se de uma suíte destinada à análise de dados qualitativos produzido pela QSR International. É projetado para ajudar o pesquisador a organizar, analisar e encontrar informações em dados não estruturados ou qualitativos, tais como: entrevistas, respostas abertas de pesquisa, artigos, mídia social e conteúdo web. A proposta é que os pesquisadores de diferentes campos do conhecimento, tenham a mão uma ferramenta capaz de auxiliar, facilitar e organizar o grande volume de dados gerados nas pesquisas de abordagem qualitativa. 

Minicurso 3:  TPACK para Integração de TICs na Prática Docente - 3 horas de duração - 23/07/2019 - Manhã

Ministrante: Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues - UEMA
Descrição: Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo TPACK (sigla em inglês para Technological Pedagogical Content Knowledge) é um modelo teórico formulado para entender e descrever os tipos de conhecimentos necessários a um professor para a prática pedagógica efetiva em um ambiente de aprendizagem equipado com tecnologia.

 

Minicurso 4: Aprendizado Baseado em Problemas e uso de Tecnologias - 3 horas de duração - 23/07/2019 - Manhã

Ministrante: Ma. Walline Alves Guimarães - UEMA e UNIP

Descrição: A metodologia PBL, em português Aprendizagem baseada em Problemas - ABP, é uma forma de aprendizado que estimula a pró-atividade e o aprimoramento pessoal em um grupo acadêmico por meio de discussões profundas de casos interdisciplinares.

Minicurso 5: Metodologias Ativas com recursos digitais simples: Aprendizagem baseada em problemas na prática - 3 horas de duração - 23/07/2019  -  Manhã

Ministrante: Me. Sandro Jorge Tavares Ribeiro - UFRRJ

Descrição: Os participantes serão estimulados a resolver um problema de forma a fomentar a aprendizagem intencional que é o objetivo do mediador com a ajuda de uma interface digital simples. Se você é docente e quer estimular a criatividade, a motivação, o raciocínio crítico, a auto aprendizagem e o trabalho colaborativo em seus estudantes, o PBL (Problem Based Learning - aprendizagem baseada em problemas) pode ser uma estratégia a se utilizar na sua prática. Nessa oficina você aprenderá sobre como aplicá-la na prática.
Objetivos:
- Reconhecer a metodologia ativa da aprendizagem baseada em problemas;
- Vivenciar a aprendizagem baseada em problemas sob o ponto de vista do estudante com a ajuda de recursos digitais simples.

Minicurso 6: Quadrinhos em Sala de Aula: estratégias, construção e aplicações - 3 horas de duração 24/07/2019

Ministrantes: Ma. Elayne Crystyna Pereira Borges Gomes - IFMA -

Descrição: As historias em quadrinhos, também chamados de gibi, comics, comic book, arte sequencial, historieta, banda desenhada, mangá, manhwa, fumetti, entre outros, os quadrinhos têm muitas caras e formatos. Além de entreter, podem contribuir para o aprendizado de diversos conteúdos, inclusive os escolares. Nessa oficina apresentaremos diversas possibilidades, técnicas e materiais para abrir a sua mente, sua imaginação e encorajá-los a colocar suas ideias e conteúdos em forma de imagens, textos, quadros e balões. Objetiva fornecer aos profissionais da educação, alunos, pesquisadores e interessados pelo tema subsídios para, conhecendo suas particularidades e recursos dos quadrinhos, poder explorar adequadamente as suas possibilidades, introduzindo-os na sua prática didática, enriquecendo, dinamizando e otimizando o processo de ensino-aprendizagem.

Minicurso 7:  PEER INSTRUCTION uma metodologia ativa para o processo de ensino e aprendizagem - 3 horas de duração 24/07/2019

Ministrante -  Ma. Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz - UFLA

Descrição:  A oficina propõe utilizar a metodologia ativa Peer Instruction para possibilitar aos participantes (re)conhecer os conceitos e os métodos desta abordagem com foco nas ferramentas de interatividade gratuitas visando   sua aplicação na prática pedagógica. Com isso espera-se contribuir por facilitar o trabalho do professor através de feedback imediato e possibilitar autonomia e trabalho colaborativo entre os estudantes. Objetivos: Refletir sobre a importância de escolhas metodológicas para o planejamento e avaliação de suas aulas. Apresentar os pressupostos teóricos que ancoram Peer Instrucional: aprendizagem por pares e o feedback em tempo hábil. Proporcionar aprendizagem significativa conciliando teoria e prática. Conhecer diferentes ferramentas que podem facilitar a aplicação da metodologia (cartões de resposta, plickers e clickers, socrative, kahot). Adaptar um pano de aula tradicional para a metodologia Peer Instruction.

Minicurso 8: Aplicativo Plickers para Avaliação da Aprendizagem - 3 horas de duração 24/07/2019

Ministrante: Professor Maurício José Morais Costa - Mestrando - UFMA

Descrição: Avaliar não é uma tarefa fácil, os professores se vêm diante de grandes desafios quando o assunto é verificar a aprendizagem de seus alunos. Um dos grandes problemas no emprego de tecnologias digitais na avaliação formativa é a necessidade de dispositivos e conexão à internet para todos. Diante disso, a oficina irá trabalhar o aplicativo Plickers, ferramenta capaz de avaliar em tempo real, de forma ágil e eficiente a aprendizagem, portando-se apenas um dispositivo conectado. A oficina tratará das possibilidade de avaliação da aprendizagem por meio do Plickers, buscando mostrar suas características e possibilidades de aplicação para as mais distintas áreas do conhecimento. Apresentará como os professores poderão inovar em sala de aula, trabalhar a gamificação e tornar o processo avaliativo divertido, simples, ágil e eficaz. 

​Minicurso 9: Construindo Objetos de Aprendizagens para Diferentes Contextos Educacionais Através do Power Point - 3 horas de duração 24/07/2019

Ministrante: Mestrando Dieison Prestes da Silveira (UNICRUZ) e licencianda em Ciências Biológicas, Adriele Prestes da Silveira (IFFar – Júlio de Castilhos)

Descrição: No atual cenário educacional, reinventar metodologias de ensino que estimule a participação dos alunos em sala de aula, pode contribuir para resultados significativos no que tange o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o presente minicurso objetiva-se construir objetos de aprendizagens, utilizando o Power Point, para diferentes contextos educacionais. Cabe salientar que cada participante deverá confeccionar o seu objeto, partindo de uma temática de sua área de formação e/ou interesse.

Vagas Limitadas !! Somente 25 participantes. É necessário trazer seu notebook ou tablet com o power point instalado.

 Minicurso 10: BNCC, Cultura Digital e Tecnologias na Prática  Docente - 3 horas de duração 24/07/2019

​​Ministrante: Professora Ma. Shirley Ribeiro Carvalho - Faculdade Pitágoras São Luís  e Professora Esp. Nívia Lins Martins Batista - SEDUC - MA – 3 Horas de Duração 24/07/2019

Descrição: O minicurso visa apresentar como a Base Nacional Comum Curricular aborda a Cultura Digital, em especial as tecnologias digitais de informação e comunicação como estratégia de ensino para intervenção social. Das dez competências gerais da BNCC, duas delas abrangem o uso da tecnologia pelos alunos de maneira direta e expressiva. Desse modo, propomos apresentar, discutir e refletir sobre possibilidades de como planejar e incluir as tecnologias nas aulas. Serão utilizados estudos de casos para subsidiar as reflexões e propostas.

Minicurso 11: Tecnologias móveis para o ensino de idiomas: mapeando possibilidades - 3 Horas de Duração 25/07/2019 - Tarde

Ministrante: Professora Mizraim Nunes Mesquita - Mestranda UFMA

Descrição: Nos últimos tempos, estamos cada vez mais cercados por tecnologias digitais móveis como os smartphones e tablets, preferencialmente conectados à internet. Por meio deles realizamos as mais diversas tarefas cotidianas, como pagar contas, interagir com amigos familiares e contatos profissionais, registrar atividades, armazenar informações, ler, organizar a rotina, enfim, tornou-se difícil pensar em algum momento de nossas vidas em que essas tecnologias não estejam presentes de alguma maneira. Essa realidade nos afeta profundamente e ainda renderá objetos para muitas pesquisas futuras. Mas, mesmo hoje, já temos algumas mostrando o caminho para compreender as mudanças pelas quais estamos passando e tirar desses novos cenários as melhores experiências e resultados. O ensino de idiomas é um dos campos que têm acompanhado o panorama que se apresenta. Basta observar a quantidade de aplicativos voltados para o ensino de diferentes línguas disponíveis nas lojas virtuais instaladas nos smartphones e tablets. E as estratégias e abordagens utilizadas vão desde o tradicional método audiolingual até inovações com base em gamificação. Frente a essa variedade de recursos, em contextos de ensino de línguas, costuma ficar sob a responsabilidade dos professores a análise e escolha das ferramentas que podem ser integradas às suas práticas para melhorar a experiência de autoaprendizagem. Mas como fazer essa escolha? Que aspectos devem ser observados? Como identificar as potencialidades e limitações dessas ferramentas? Esse minicurso/oficina propõe-se a discutir sobre essas questões à luz da literatura que trata sobre aprendizagem móvel e sobre como ela se insere no contexto do ensino de idiomas, além de apresentar ferramentas e instruções para inserir tecnologias móveis nas práticas de ensino de línguas estrangeiras. Portanto, espera-se que ao fim do minicurso/oficina os participantes consigam identificar as características, potencialidades e limitações da aprendizagem móvel e se apropriar de suas estratégias para ampliar as possibilidades na aprendizagem de idiomas. 

Minicurso 12: Escape Room Educativo: Aprender colaborando - 3 Horas de Duração 25/07/2019 - Tarde

Ministrante: Professora Dra. Adelina Moura (Portugal)

Descrição: O Scape Room Educativo trata-se de uma técnica da gamificação que aumenta a motivação entre os alunos e permite o trabalho colaborativo. 

Minicurso 13: Avaliação da Aprendizagem com Jogos: aprendendo a criar quiz interativo no Kahoot - 3 Horas de Duração 25/07/2019 - Tarde

Ministrante: Professor Me. Jean Carlos da Silva Monteiro

Descrição: O Kahoot é um aplicativo que possibilita a criação de atividades educativas de forma interativa, com base nos princípios da gamificação. O app pode ser utilizado de diferentes formas, que se adaptam ao processo de aprendizagem de acordo com os objetivos educacionais a serem atingidos. Neste minicurso os participantes vão aprender na prática a criar atividades dinâmicas de múltipla escolha, de ordenamento, de perguntas abertas e de questionários para integrar estrategicamente na sala de aula.

Minicurso 14: Gamificação e Lousa Digital: interações e potencialidades - 3 Horas de Duração 25/07/2019 - Tarde

Ministrante: Jailson Antônio Ribeiro Viana (Mestrando em Cultura e Sociedade - UFMA) e Sarah Froes da Silva (Mestrando em Cultura e Sociedade -UFMA)

Descrição: A Lousa Digital é um quadro interativo com sensibilidade ao toque trazendo assim um mundo de possibilidades inclusive demonstrar e realizar jogos interativos. Nesse sentido podemos destacar alguns games que podem ser utilizados junto a LD Kahoot, Nearpod e Plickers.

A proposta do minicurso é aprimorar os conhecimentos básicos acerca da Lousa Digital (LD) e da Gamificação para dinamizar o ensino e aprendizagem dentro da sala de aula contemplando e abordando os benefícios e potencialidades que podem agregar maiores valores a escola e/ou instituição de ensino, usando ferramentas tecnológicas digitais e aplicativos gamificados que dão um novo cenário ao ambiente.

Minicurso 15: Professora, vai ter jogo na aula? Estratégias para envolver os alunos na aprendizagem através da criação de jogos digitais - 3 Horas de Duração 25/07/2019 - Tarde

Ministrante: Professora Dra. Sonia Cruz (Portugal)

Descrição: Estratégias didáticas para utilização de jogos na sala de aula.

Minicurso 16: Modelagem de aplicativos para Smartphones no App Inventor 2: uma proposta para ensino na área de exatas.

Ministrante: Professor Me. Renato Dárcio Noleto Silva - IFMA

Descrição: O App Inventor 2 é uma aplicação código aberto inicialmente criada pela google e mantida atualmente pelo Massachusetts Institute of Thecnology. A plataforma disponibiliza acesso a iniciantes de programação, em diversos idiomas inclusive o português, permitindo desenvolver pequenos aplicativos para celulares e tablets no Sistema Operacional Android. Dessa forma, torna-se ideal para professores e alunos  criarem aplicativos diversos para um mesmo conteúdo ou para conteúdos diferentes, de maneira a considerar os processos didáticos para sua construção, complementados pela validação de resultados de problemas propostos em exercícios e atividades.

Minicurso 17: ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA PÓS-GRADUAÇÃO

Ministrantes: Donny Wallesson dos Santos (Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Mestrando em Cultura e Sociedade) e Maurício José Morais Costa (Bibliotecário e Mestrando em Cultura e Sociedade).

Descrição: O processo de elaboração de projetos de pesquisa é marcado por uma série de dúvidas, tanto estruturais, nas normas de apresentação de seus elementos, quanto de conteúdo, na delimitação, problematização e recortes teóricos necessários. O minicurso é destinado aos graduandos e graduados que almejam ingressar na pós-graduação (Lato Sensu ou Stricto Sensu, especialmente em mestrados), a partir de oferecimento de orientações quanto à estruturação de uma pesquisa, apresentação dos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais conforme os editais de seleção, bem como as normativas da ABNT.